Friday, January 18, 2008

Mandarim - Lição 1

Quando estamos prestes a embarcar para um país diferente e longínquo, uma das coisas em que pensamos é na forma de comunicação. Algumas pessoas já me tinham dito que os chineses falavam inglês e que isso não seria problema!

Na verdade, salvo algumas excepções, os chineses têm dificuldade em falar inglês. Esforçam-se imenso, são cheios de boa vontade (parece que são eles os estrangeiros no seu próprio país) mas muitas das vezes, não se conseguem fazer entender! Assim sendo, resta a única solução possível: aprender
mandarim!


O mandarim é o dialecto mais falado no mundo. É baseado no dialecto que era falado em Pequim (Beijing), o pequinês.
  • Possui 80.000 caracteres, chamados de hanzis, dos quais 7.000 são mais usados.
  • Actualmente tem cerca de 885 milhões de falantes nativos.
  • É falado na China, Taiwan, Malásia, Singapura e outras comunidades chinesas espalhadas pelo mundo.
A aprendizagem do mandarim começa pelo pinyin. O pinyin é a maneira mais usual de representar os caracteres chineses no alfabeto latino. O pin é o "significado" e o yin é o "som"!

Depois do pinyin, seguem-se os tons! Os tons representam a entoação que se dá às palavras e é o que torna o mandarim um pouco mais complicado do que seria de prever! São 5 no total, sendo um deles neutro e os restantes ...

O primeiro tom diz-se prolongando o som da palavra, o segundo sobe ligeiramente, o terceiro é uma inflecção e o quarto e último consiste em deixar "cair" o som. Não é fácil, nada mesmo ... mas com tempo e muita prática vai lá :)

Uma mesma palavra com tons diferentes tem significados diferentes.

Learn to walk before you run

1 comment:

Carla Portela said...

IÓÓÓÓÓ guai.......

:))))

beijinhos gds